ReutersReuters

Vendas de carros na Europa estão estáveis em outubro, veículos elétricos ganham terreno, diz ACEA

RefinitivBacaan 2 minit

As vendas de carros novos na Europa ficaram estáveis em outubro, após cair por dois meses consecutivos, mostraram dados do setor na quinta-feira, enquanto a transição para modelos totalmente elétricos ou híbridos ganhou força no mês.

Um aumento nas vendas totais na Espanha e na Alemanha, de 7,2% e 6% respectivamente, compensou uma contração na França, Itália e Grã-Bretanha, a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis(ACEA) disse.

POR QUE É IMPORTANTE

As montadoras europeias estão em dificuldades com demanda fraca, altos custos de produção e gerenciamento da mudança para veículos elétricos, ao mesmo tempo em que tenta afastar a concorrência da China.

EM NÚMEROS

O número de novos veículos registados em Outubro na UE, na Grã-Bretanha e na Associação Europeia de Comércio Livre(EFTA) aumentou 0,1% em relação ao ano anterior, para 1,04 milhão.

Vendas de carros totalmente elétricos(Veículos elétricos elétricos) subiu pelo segundo mês consecutivo, 6,9% em outubro, enquanto aqueles de carros híbridos(VHEs) aumentou 15,8%.

Os registros na UE, Grã-Bretanha e EFTA na Volkswagen VOW aumentaram 12,6%, enquanto caíram 16,7% na Stellantis STLAM e 0,4% na Renault RNO.

As vendas caíram 23,1% na fabricante de veículos elétricos Tesla TSLA e 10% na SAIC Motor da China 600104.

Na UE, o total de registros de carros novos aumentou 1,1% ano a ano. A Alemanha viu as vendas aumentarem em 6%, após três meses de perdas.

Veículos eletrificados - BEV, HEV ou híbridos plug-in(PHEV) - vendidos no bloco representaram 55,4% dos registros de automóveis de passeio em outubro, acima dos 51,3% do ano anterior.

CITAÇÕES

"À medida que nos aproximamos do final do ano, as montadoras estão cada vez mais oferecendo descontos e promoções para vender qualquer estoque não vendido", disse Felipe Munoz, analista global da empresa de pesquisa de mercado JATO Dynamics, em um comunicado separado na quarta-feira.

"Isso está ajudando a estabilizar os números de registro e não deve ser confundido com uma indicação de recuperação do mercado", acrescentou.

CONTEXTO

A União Europeia aprovou no final de outubro o aumento de tarifas em veículos elétricos fabricados na China de até 45,3%.

Log masuk atau cipta satu akaun percuma selamanya untuk membaca berita ini