Reversão de Tendência confirmada no DXY?

É comum analisar se um ativo está em tendência de alta ou baixa utilizando a SMA 200 como referência, no entanto outra maneira eficaz para identificar se existe uma tendência de fato ou não é através dos pivôs. Se observarmos o DXY, percebemos que ele deixou um fundo duplo em uma região de suporte, armou e confirmou um pivô de alta que originou toda essa alta desde final de 2021 até inicio de 2023. Porém, percebemos que o mercado passa por uma correção (o que é natural pela forte alta que aconteceu), mas até que ponto esse retorno é apenas uma correção ? Será que o mercado reverteu a tendência primária de fato?

Perceba que no início de março o DXY deixou um topo menor (em torno de 105) que o topo anterior (em torno de 114), o que na Análise Técnica Clássica é definido como armação de pivô (neste caso de baixa). Um pivô é armado quando o preço que anteriormente vinha em uma tendência não consegue renovar novas regiões de preços. Ex: Observando para o fundo duplo mencionado anteriormente, perceba que o preço vinha caindo (fazendo topos e fundos descendentes) e em determinado momento fez um fundo mais alto que o anterior (indicado pelas setas brancas no gráfico), neste momento o pivô está armado e sua confirmação acontece no rompimento de sua cabeça (topo anterior do movimento).

Após todo esse movimento altista, observamos que o oposto do que foi mencionado acima aconteceu, o preço armou um pivô de baixa, e em seguida formou uma figura gráfica conhecida como Triângulo Descendente, que é um padrão de continuação do movimento atual. Traçando-se a retração de Fibonacci em todo o movimento de alta, encontramos uma região muito importante de confluência gráfica entre a zona de resistência (topos anteriores) em vermelho e a retração de 50% do movimento de alta, e é nesse local que o preço está atualmente.

Como dito antes a maneira mais utilizada para definir se o ativo está em tendência é utilizando a SMA 200. Neste momento o preço ainda está acima dela, indicando que o preço ainda continua em tendência primária de alta, porém é importante levar em consideração a confirmação desse pivô de baixa formado, pois se o seu rompimento (rompimento da cabeça do pivô de baixa) for confirmado, toda a estrutura de alta anterior é perdida e o mercado entrará em uma nova tendência. Essa região de confluência entre a zona de resistências e a retração de 50% é uma barreira forte para o preço que talvez não consiga romper essa região.

E você, acredita que o DXY já iniciou uma nova tendência?
Chart PatternsTrend Analysis

Penafian