ReutersReuters

Dólar sobe antes de semana agitada para os bancos centrais

O dólar avançava nesta segunda-feira, recuperando algum terreno perdido neste mês, no início de uma semana repleta de dados e reuniões de política monetária de bancos centrais, inclusive do Banco da Inglaterra e do Federal Reserve.

O índice do dólar DXY --que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas-- subia 0,36%, a 111,210.

O euro EURUSD tinha queda de 0,35%, a 0,9928 dólar, que ao mesmo tempo avançava 0,82%, a 148,66 ienes USDJPY.

A libra GBPUSD devolvia 0,69%, a 1,1530 dólar, que por sua vez ganhava 0,45%, a 1,0006 franco suíço USDCHF.

O dólar caminha para registrar declínio mensal em outubro - seu primeiro desde maio e apenas o segundo este ano - diante das crescentes expectativas que o Fed pode sinalizar um programa futuro menos agressivo de aumentos dos juros em sua reunião de política que começa na terça-feira.

No entanto, no final da semana passada, esta narrativa ficou sem força. "Os mercados vêm esperando uma mudança do Fed na política monetária. Acho que isso é muito prematuro, dada a resiliência da economia e particularmente a inflação alta", disse Carol Kong, estrategista de câmbio do Commonwealth Bank of Australia (CBA).

A expectativa é de novo aumento de 0,75 ponto percentual pelo Fed na quarta-feira. Também na agenda da semana está o Banco da Inglaterra, que se reunirá na quinta-feira, após um período volátil nas políticas política e fiscal britânicas. Um aumento de 0,75 ponto está quase que totalmente precificado.

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5047 2984))

Log masuk atau cipta satu akaun percuma selamanya untuk membaca berita ini