Previsão de receita anual da JetBlue fica abaixo das estimativas, ações caem
A JetBlue Airways JBLU previu uma queda maior do que o esperado na receita de 2024 em meio à moderação na demanda por viagens domésticas antes das próximas eleições nos EUA, fazendo com que suas ações caíssem 4,5% antes do pregão na terça-feira.
Espera-se que a incerteza relacionada às eleições pese na demanda por viagens, já que os consumidores preferem ficar em casa e evitar grandes gastos discricionários.
A JetBlue espera ver um ponto percentual de queda na receita por assento-milha disponível no quarto trimestre, um indicador do poder de precificação, devido à eleição.
A empresa também espera reduzir um ponto percentual de sua receita unitária no quarto trimestre devido ao furacão Milton, que causou danos generalizados por toda a Flórida.
A transportadora sediada em Nova York espera que sua receita em 2024 caia entre 4% e 5%, em comparação com a expectativa média dos analistas de uma queda de 3,6%, de acordo com dados compilados pela LSEG.
A companhia aérea também está enfrentando custos operacionais mais altos, já que as inspeções contínuas dos motores Geared Turbofan da Pratt & Whitney paralisaram diversas de suas aeronaves.
A JetBlue, no entanto, conseguiu relatar um prejuízo menor do que o esperado no terceiro trimestre na terça-feira, devido à melhora na demanda e nos preços no trimestre.
Durante a temporada de viagens de verão nos EUA, um excesso de oferta de assentos de companhias aéreas levou a tarifas com desconto, pois as transportadoras tentaram encher os aviões, o que impactou negativamente seus ganhos. Desde então, as companhias aéreas dos EUA reduziram sua capacidade.
A JetBlue tomou medidas para melhorar sua posição financeira após as consequências de sua proposta de fusão de US$ 3,8 bilhões com a transportadora de ultrabaixo custo Spirit Airlines SAVE em março.
A JetBlue adiou as entregas de 44 novos jatos da Airbus AIR, reduzindo os gastos de capital planejados entre 2025 e 2029 em cerca de 3 bilhões de dólares.
A companhia aérea relatou um prejuízo ajustado de 16 centavos por ação, em comparação com estimativas de um prejuízo de 25 centavos.