Microsoft relaxa controle de data center sobre OpenAI em meio a joint venture de US$ 500 bilhões
A Microsoft MSFT disse na terça-feira que mudou alguns termos importantes de um acordo com a OpenAI depois que o criador do ChatGPT anunciou uma joint venture com a Oracle ORCL e o SoftBank Group 9984 do Japão para construir até US$ 500 bilhões em novos data centers de IA nos Estados Unidos.
O presidente Donald Trump reuniu os líderes (link) do esforço "Stargate" na Casa Branca na terça-feira para anunciar o acordo, dizendo que o objetivo era ajudar a manter os Estados Unidos à frente da China e de outros rivais na corrida global de IA, usando chips da Nvidia NVDA.
Desde 2019, a Microsoft tem acordos com a OpenAI que deram à empresa sediada em Redmond, Washington, o direito exclusivo de construir uma nova infraestrutura de computação para a OpenAI. A Microsoft, em uma postagem de blog, disse que "aprovou a capacidade da OpenAI de construir capacidade adicional, principalmente para pesquisa e treinamento de modelos".
Isso abriu as portas para a OpenAI trabalhar com a Oracle.
Uma pessoa familiarizada com o acordo disse que a Stargate é uma joint venture estruturada como uma nova entidade na qual a OpenAI tem uma participação acionária, direitos de governança e controle operacional. Ela terá um conselho separado nomeado pelos membros fundadores e seu próprio presidente-executivo, disse essa pessoa. O empreendimento também terá outros investidores, incluindo os Emirados Árabes Unidos (link) empresa MGX.
A Microsoft, junto com a Nvidia NVDA e a Arm ARM, será uma "parceira tecnológica" no novo empreendimento, mas não está listada como financiadora de capital. O presidente-executivo da SoftBank, Masayoshi Son, será o presidente do conselho da entidade, de acordo com uma declaração da OpenAI publicada no site de mídia social X.
Mas a Microsoft disse que ainda retém o direito exclusivo de oferecer a API da OpenAI - abreviação tecnológica para interface de programação de aplicativos, que é a principal maneira pela qual desenvolvedores de software e clientes empresariais compram os serviços da OpenAI. Isso significa que a Oracle não poderá hospedar a principal fonte de receita da OpenAI.
A Oracle não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre as declarações da Microsoft.
A Microsoft disse que tem "acordos de compartilhamento de receita que fluem nos dois sentidos" com a OpenAI.
"Os principais elementos da nossa parceria permanecerão em vigor durante todo o nosso contrato até 2030, com nosso acesso à propriedade intelectual da OpenAI, nossos acordos de compartilhamento de receita e nossa exclusividade nas APIs da OpenAI, todos continuando", disse a Microsoft.
A Microsoft também disse que "a OpenAI assumiu recentemente um novo e grande compromisso com o Azure que continuará a dar suporte a todos os produtos OpenAI, bem como ao treinamento", referindo-se ao serviço de computação em nuvem Azure da Microsoft.